Quais os critérios para indentificar os livros apócrifos e canônicos?


Livros apócrifos: eles são confiáveis?
Crédito imagem:  jsylau

POR QUE OS LIVROS APÓCRIFOS DEVEM SER REJEITADOS


     Não estão de acordo com os critérios usados para aceitação dos livros canônicos:


O Pentateuco [os primeiros cinco livros da Bíblia] serve de critério na aceitação de todos os outros livros da Bíblia. Se os livros apócrifos não concordam com o Pentateuco eles não são inspirados.  (Is 8.20; Mt.5.18-19)


Se João, o evangelista, tivesse escrito algo que contradissesse o que Moisés escreveu, o evangelho de João deveria ser rejeitado como não inspirado, pois Deus não se contradiz;

Os livros apócrifos contradizem Moisés e os outros profetas, várias vezes.

Nem Cristo nem os apóstolos citaram os apócrifos;



     Os Apócrifos Não São Inspirados - Razões.


       Ensina erros doutrinários - tais como:
a)       Orações pelos mortos

b)       Falsas curas
c)       Queimar o coração de um peixe para expulsar o demônio [feitiçaria]
d)       Salvação por esmolas e obras;
e)       Alteração dos destinos das almas após a morte.
f)        Doutrina do purgatório
      

ENSINOS HERÉTICOS PELOS QUAIS OS LIVROS APÓCRIFOS FORAM REJEITADOS

        
Ensinam Artes Mágicas ou de Feitiçaria como método de exorcismo:

 Tobias 6.5-9 - "Então disse o anjo: Tira as entranhas a esse peixe, e guarda, porque estas coisas te serão úteis. Feito isto, assou Tobias parte de sua carne, e levaram-na consigo para o caminho; salgaram o resto, para que lhes bastassem até chegassem a Ragés, cidade dos Medos. 

Então Tobias perguntou ao anjo e disse-lhe: Irmão Azarias, suplico-lhe que me digas de que remédio servirão estas partes do peixe, que tu me mandaste guardar: 


E o anjo, respondendo, disse-lhe: Se tu puseres um pedacinho do seu coração sobre brasas acesas , o seu fumo afugenta toda a casta de demônios, tanto do homem como da mulher, de sorte que não tornam mais a chegar a eles. 


E o fel fel é bom para untar os olhos que têm algumas névoas,  e sararão"



 Deus jamais iria mandar um anjo seu ensinar a um servo seu a como usar métodos da macumba e da bruxaria para expulsar demônios.

Um dos sinais apostólicos era a expulsão de demônios, e para isso foi usado apenas o nome de Jesus (Mc 16.17; At 16.18)



       Ensinam que Esmolas e Boas Obras - Limpam os Pecados e Salvam a Alma


a)       Tobias 12.8, 9 - "É boa a oração acompanhada do jejum, dar esmola vale mais do que juntar tesouros de ouro; porque a esmola livra da morte (eterna), e é a que apaga os pecados, e faz encontrar a misericórdia e a vida eterna".



Eclesiástico 3.33 - "A água apaga o fogo ardente, e a esmola resiste aos pecados"

A Salvação por obras, destrói todo o valor da obra vicária de Cristo em favor do pecador. Se a caridade e boas obras limpam nossos pecados, nós não precisamos do sangue de Cristo, porém a Bíblia não deixa dúvidas quanto ao valor exclusivo do sangue como o único meio de remissão e perdão de pecados:
-          Hb 9:11, 12, 22 -  "Mas Cristo... por seu próprio sangue, entrou uma vez por todas no santo lugar, havendo obtido um eterna redenção ...sem derramamento de sangue não há remissão."


-          I Pe 1:18, 19 - "Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver, que por tradição recebestes dos vossos pais, mas com precioso sangue, como de um cordeiro sem defeito e sem mancha, o sangue de Cristo,"


          Ensinam a Oração Pelos Mortos

a)     2 Macabeus 12:43-46 - "e tendo feto uma coleta, mandou 12 mil dracmas de prata a Jerusalém, para  serem oferecidas em sacrifícios pelos pecados dos mortos, sentindo bem e religiosamente a ressurreição, (porque, se ele não esperasse que os que tinham sido mortos, haviam um dia de ressuscitar, teria por uma coisa supérflua e vã orar pelos defuntos); e porque ele considerava que aos que tinham falecido na piedade estava reservada uma grandíssima misericórdia. É, pois, um santo e salutar pensamento orar pelos mortos, para que sejam livres dos seus pecados".


Após a morte o destino de todos os homens é selado, uns para perdição e outros para a Salvação eterna - não existe meio de mudar o destinos de alguém após a sua morte. Veja Mt. 7:13,13; Lc 16.26



Ensinam a Existência de um Lugar Chamado PURGATÓRIO



Sabedoria 3.1-4 - "As almas dos justos estão na mão de Deus, e não os tocará o tormento da morte. Pareceu aos olhos dos insensatos que morriam; e a sua saída deste mundo foi considerada como uma aflição, e a sua separação de nós como um extermínio; mas eles estão em paz (no céu). E, se eles sofreram tormentos diante dos homens, a sua esperança está cheia de imortalidade".

Para a doutrina do purgatório é utilizada a ultima parte deste texto, onde diz: " E, se eles sofreram tormentos diante dos homens, a sua esperança está cheia de imortalidade".

Leia atentamente as seguinte textos das Escrituras, que mostram a impossibilidade do purgatório : 

I Jo 1.7; Hb 9.22; Lc 23.40-43; I6: 19-31; I Co 15:55-58; I Ts 4:12-17; Ap 14:13; Ec 12:7; Fp 1:23; Sl 49:7-8; II Tm 2:11-13; At 10:43)


          Nos Livros Apócrifos Os Anjos Mentem


a)       Tobias 5.15-19 - "E o anjo disse-lhe: Eu o conduzirei e to reconduzirei. Tobias respondeu: Peço-te que me digas de que família e de tribo és tu? O anjo Rafael disse-lhe: Procuras saber a família do mercenário, ou o mesmo mercenário que vá com teu filho? Mas para que te não ponhas em cuidados,, eu sou Azarias, filho do grande Ananias. E Tobias respondeu-lhe: Tu és de uma ilustre família. Mas peço-te que te não ofendas por eu desejar conhecer a tua geração.



Um anjo de Deus não poderia mentir sobre a sua identidade, sem violar a própria lei santa de Deus.

Todos os anjos de Deus, foram verdadeiros quando lhes foi perguntado a sua identidade. Veja Lc 1.19


Mulher que Jejuava Todos os Dias de Sua Vida:

Judite 8:5,6 - "e no andar superior de sua casa tinha feito para si um quarto retirado, no qual se conservava recolhida com as suas criadas, e, trazendo um cilício sobre os seus rins, jejuava todos os dias de sua vida, exceto nos sábados, e nas neomênias, d nas festas da casa de Israel"



Em nenhuma parte da Bíblia jejuar todos os dias da vida é sinal de santidade. 

Cristo jejuou 40 dias e 40 noites e depois não jejuou mais.


Ensinam atitudes anticristãs, como: VINGANÇA, CRUELDADE E EGOÍSMO:


VINGANÇA - Judite 9:2



CRUELDADE e EGOÍSMO - Eclesiástico 12:6

Contraria o que a Bíblia diz sobre:


-          Vingança (Rm 12.19, 17)


-          Crueldade e Egoísmo ( Pv. 25:21,22; Rm 12:20; Jo 6:5; Mt 6:44-48)

http://solascriptura-tt.org/Bibliologia-InspiracApologetCriacionis/ApocrifosOsLivros-Laerton.htm 


 CONCLUSÃO: 


As fraudes já ocorriam nos primeiros anos do cristianismo, Paulo até passou a assinar as suas cartas:

"Saudação da minha própria mão, de mim, Paulo, que é o sinal em todas as epístolas; assim escrevo".
2 Tessalonicenses 3:17


A Tradição judaica nunca colocou apócrifos em seu cânon, os livros canônicos são interligados entre si, o conhecimento por vários séculos desses escritos ajudou a montar um teia de referencias enormes, essa interligação(versículos que confirmam outros versículos ou livros, menções, complementos), como se fosse um organismo com seu sistema circulatório, não é encontrada nos apócrifos.

O conhecimento de geração a geração também tem um papel importante para a recusa desses "fakes", ou seja, a geração dos apóstolos foi passando os ensinamentos a diante, e assim sucessivamente, se aparecesse algum documento ilegítimo tentando se passar por legitimo, este não seria considerado, pois o conhecimento em relação aos documentos verdadeiros se mantinha numa corrente através da transmissão contínua dos ensinamentos. 


Seria como se hoje uma "fake news" tentasse ser verdadeira, teríamos parâmetros para descartá-la.

Lista de Apóscrifos:




Existem erros e contradições na Bíblia?