Arqueologia - As ruínas de Hazor de Josué 11:10

Crédito imagem: Daily Bible Study

"E naquele mesmo tempo voltou Josué, e tomou a Hazor, e feriu à espada ao seu rei; porquanto Hazor antes era a cabeça de todos estes reinos". Josué 11.10


Hazor era o nome de quatro lugares bíblicos, aqui vamos falar sobre a Hazor mais conhecida, que foi uma cidade estratégica cananeia da antiguidade, fez parte dos territórios conquistados no período de formação da Nação de Israel, durante a fase sangrenta de guerras tribais.

Por vários séculos, durante a Idade do Bronze e do Ferro, Hazor foi a maior cidade no norte da Palestina e, talvez, uma das maiores cidades em todo o Mediterrâneo Oriental. 

O Livro de Josué refere-se a Hazor como "a cabeça" de todos os reinos de Canaã. Hazor teve que ser reconquistada algumas vezes por Israel, até que o governante assírio Tiglate-Pileser III a destruiu em 732 AC, por causa da desobediência (Amós 2:4. e 6:14) do povo de Israel:



"Nos dias de Peca, rei de Israel, veio Tiglate-Pileser, rei da Assíria, e tomou a Ijom, a Abel-Bete-Maaca, a Janoa, e a Quedes, a Hazor, a Gileade, e a Galiléia, e a toda a terra de Naftali, e os levou à Assíria." 2 Reis 15:29 


Recentemente, nomeada Patrimônio Mundial pela UNESCO, Hazor tornou-se um dos maiores sítios arqueológicos em todo o Israel, com seu grande monte em forma de garrafa, cobrindo mais de 200 hectares.

Abaixo, alguns vídeos com os vestígios do que sobrou Hazor.


Crédito imagem: ASOR


Crédito imagem: Tel Hazor BIBLICAL PRODUCTIONS


Crédito imagem:https://biblewalks.com/