O Conhecimento Humano

Escultura: Jaume Plensa. 
Imagem crédito: Fotografik33


Nosso conhecimento científico de cada dia...


No conhecimento cientifico, dependemos da observação de outras pessoas, ou seja, confiamos no que outras pessoas dizem, através de divulgações em publicações cientificas, pois não estávamos lá na hora do experimento e nem teríamos condições de reproduzir a maioria deles. 

Acreditamos nos relatos mesmo sem vê-los, tendo como suporte um grupo de observações alheias corroborando com a existência do fato relatado. 

A pseudociência pode ser identificável pela falta desses testemunhos(rede corroborativa).


Especulação não é conhecimento cientifico.

O estudo da genética, química etc. funcionam independente de teorias que tentam adivinhar eventos e situações muita antigas ou dentro de escalas supostamente muito longas:

“De fato, durante os últimos 100 anos, praticamente toda a biologia progrediu independente da teoria da evolução, exceto a própria biologia evolucionária. A Biologia Molecular, Bioquímica. Fisiologia não tiveram em conta a teoria da evolução.” (citado no “Boston Globe” 23 de Outubro 2005)”

O tempo do registro histórico humano, isto é, o que foi observado por homens do passado, fica na casa dos milhares de anos, o que se tenta concluir além disso, com alegações presumidamente cientificas, na verdade, é especulação!

A ciência não tem como dizer o que ocorre em escalas de tempo não alcançáveis pelo método cientifico, pois ela DEPENDE desse método!

Um bom exemplo de teoria não alcançável pelo método cientifico, além da Teoria da Evolução das Espécies, é um evento que envolve a movimentação NATURAL de tectônicas: não há nada documentado que mostre que as montanhas do himalaia foram geradas dessa forma, ou seja, esse tipo de conclusão e muitas outras, são extrapolações do método cientifico.

Bíblia?

Vimos acima que o conhecimento é relacionado com a troca que temos com outras pessoas, dependemos do que foi observado por outras pessoas para adquirir conhecimento. 

E o que a crença em Deus tem a ver com isso? 

Bom, usando absolutamente a mesma lógica do conhecimento, a Bíblia reúne uma série de documentos com relatos de pessoas da antiguidade, está dentro da forma mais coerente e lógica de formação do conhecimento.

E o que garante que foram observados?

Justamente os testemunhos múltiplos, pois é assim que ocorre na própria ciência, na bíblia temos testemunhos suportando o conhecimento sobre as manifestações de Deus, essas observações seriam equivalentes às observações de campo. É o mesmo processo utilizado em um experimento: observação + análise lógica + documentação + transmissão


Veja o artigo no link abaixo:



Na interação humana há regras intrínsecas à racionalidade que possibilitam a construção do passado, o estabelecimento de uma verdade e o desenvolvimento humano. Se não fosse assim, o desenvolvimento humano não ocorreria.

O homem não é onipresente nem onisciente, dessa forma, ele depende de outras pessoas!

São infundados os ataques à credibilidade do conteúdo bíblico utilizando-se como argumento que a observação foi feita por outras pessoas e não por nós mesmos. Isso acaba entrando em contradição com a própria transmissão do conhecimento cientifico, que é resultado da soma de observações alheias.

Quando a ciência é utilizada sem testemunhos e sem observações, ignorando itens essenciais do próprio método cientifico, o resultado é apenas especulação, e não conhecimento.

Só podemos saber do passado por registros históricos, isto é, observações + relatos.  O registro dos acontecimentos feitos pelos homens hoje vão servir para a posteridade conhecer o passado, ou seja, conhecerem o nosso tempo de hoje.

Os documentos que compõem a Bíblia são também produto desse mecanismo humano de construção do passado, utilizados não só na história como no conhecimento cientifico (verdadeiro) e também nos sistemas jurídicos de todo o Mundo.

Veja mais sobre a Bíblia e o registro histórico,
 aqui.


Dica de leitura: o papel aceita tudo?