A existência do Purgatório tem base bíblica?

 Crédito Imagem: StGrundy


O purgatório segundo a Igreja Católica:

O purgatório é um lugar de sofrimentos em que as almas se purificam, solvendo suas dividas, antes de serem admitidas no céu, onde só entrará quem for puro. Sua existência se baseia no testemunho da Sagrada Escritura e da Tradição. Vários Consílios o definiram como dogma; Santos Padres e Doutores da Igreja o atestam a uma voz.


Resposta:


O purgatório contradiz os evangelhos:




A-) Se a pessoa irá passar por um processo de purificação depois da morte, as exortações de santificação vista nos evangelhos são em vão.

B-) Se há reconciliação  e purificação depois da morte, o sacrifício de Jesus foi em vão.


Não há aplicação de purificação depois da morte para reconciliação com Deus, pois Jesus já se deu em preço de redenção.

A divisão de pecados venais e mortais feita pela doutrina católica não tem base bíblica. Pecado é toda e qualquer transgressão contra Deus. Se alguém erra e comete uma mentira, essa pessoa deve orar e pedir perdão a Deus em nome de Jesus (que é a ponte de união entre Deus e o homem). 

Deus reconhece as nossas fraquezas e aceita nosso perdão em vida quando este é de coração em conjunto com a vontade de mudança, nisso se dá a busca pela santificação, tão exortada nos evangelhos. 

A ideia de purgatório enfraquece os ensinamentos de Cristo.



O purgatório é para purificar a pena temporal?

Alegação católica:

A pena temporal (que é a necessidade de reparar o mal proveniente de seu pecado) permanece.


RESPOSTA:

Se permanecesse é porque Deus não perdoa, mas isso não é bíblico.

"Purificar pena temporal" é o mesmo que inutilizar o sacrifício de Jesus, mas ele se deu em preço de redenção, se falhamos, vamos a Deus e pedimos perdão, e seremos perdoados.
No Antigo Testamento havia rituais de purificação, com Jesus tudo isso acabou:


"O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se à destra da majestade nas alturas". Hebreus 1:3

Não estamos livre de pecarmos, mas ganhamos a possibilidade de chegar a Deus e pedir perdão com arrependimento sincero. O perdoar de Deus, não significa que devemos permanecer no erro.
A busca pela santificação é o caminho, procurando corrigir e  melhorar o nosso caminho.
"..havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados" Hebreus 1:3
Deus manda perdoar sempre, isso é uma alusão ao perdão maior que Ele nos concede, se ele não nos perdoasse, a prática do perdão obviamente não seria um ensinamento bíblico.
“Tomai, pois, irmãos, conhecimento de que se vos anuncia remissão de pecados por intermédio deste [Jesus].” Atos 13:38 
No qual temos a redenção, pelo seu sangue, a remissão dos pecados, segundo a riqueza da sua graça.” EF 1:17 
Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós; MT 6:14 
A vida eterna é um dom gratuito de Deus, não é necessário purgatório: 
Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor. Romanos 6:23 


Conclusão:

Com o pecado recebemos a morte através de Adão, porém com Jesus ganhamos a reconciliação e a vida eterna . Isso é um dom gratuito, sem merecimento algum de nossa parte em que Jesus deu a si mesmo, ou seja, Ele pagou por nossos pecados. 


A Bíblia diz que Jesus pagou por nossos pecados,  se tivéssemos novamente que pagar em tal purgatório, ela estaria se contradizendo, portanto, a ideia do purgatório é um erro, uma invenção humana.