A Igreja é Coluna e Sustentáculo da Verdade?

Crédito Imagem: clipartist.info


Mas, se tardar, para que saibas como convém andar na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, a coluna e sustentáculo da verdade. Timóteo 3:15


O termo "casa do Deus" em Timóteo refere-se à organização de cristãos,ou seja, a reunião de cristãos, e não um edifício, uma casa ou um templo.

Na época da lei, a Casa do Senhor era o próprio Templo, quando este existia. Muitas pessoas hoje ainda fazem confusão, idolatrando o prédio que abriga a igreja.

  O que Paulo realmente quis dizer?


Logo no início do capítulo vemos:

"Convém, pois, que..." 1 Timóteo 3:2


O Capitulo trata dos deveres dos bispos (pastores) e díáconos, ou seja, esses homens devem seguir um padrão, por isso o "convém" e não o "é". O versículo não diz que todo bispo é automaticamente daquele jeito, mas sim que interessa que sejam.



"Coluna e Sustentáculo da verdade"?



A IGREJA DEVE SUSTENTAR O QUE???? Qual é a verdade???


A verdade é a palavra de Deus, aquela mesma transmitida pelos profetas e apóstolos! Esse versículo significa que a igreja deve defendê-la e propagá-la.




CONCLUSÃO:


Sustentar é diferente de criar, a Igreja não cria verdades, ela deve repassar e defender a verdade, que é a Revelação dada por Deus e encaminhada a nós através dos Profetas e Apóstolos.



Quando o versículo que abre esse tópico for utilizado para legitimar a autoridade de uma igreja, recuse tal interpretação, pois a autoridade é a Escritura Bíblica.