É possível conciliar Teoria da Evolução com a Bíblia?


Arte Evolucionista.Crédito imagem: Wikimedia Commons


Infelizmente, algumas Igrejas pra lá de liberais (católica romana, anglicana, ortodoxa, entre outras) tem dito que é possível essa conciliação. Porém fazem isso sem apresentar argumentos teológicos.

A verdade é que essa tentativa é um absurdo hermenêutico, destaco alguns fatos bíblicos que comprovam isso:

Está claro em Gênesis que no principio Deus criou cada tipo(não confundir com espécies da biologia moderna) de animal pronto assim como o homem, no sexto dia. A ideia do homem como produto de um processo evolutivo, onde antes ele foi uma "ameba", peixe, anfíbio, um primata* (*praticamente um tipo de macaco, apesar de evolucionistas acharem ruim quando falam isso), e só depois um homem, entra em choque com a cronologia bíblica dos eventos! Pois é dito nas Escrituras que o homem foi criado diretamente por Deus, desde o início:

E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.

E plantou o Senhor Deus um jardim no Éden, do lado oriental; e pôs ali o homem que tinha formado.
Gênesis 2:7-8

"E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra"

Se o homem surgiu lentamente, onde encaixar essa fala de Deus acima? 

Essa tentativa seria ilógica, sem qualquer suporte no relato da criação, veja abaixo:

Deus disse "Façamos o homem a nossa imagem* (mas só daqui a  bilhões de anos?) Eis que surge o homem (depois de bilhões de anos após ter dito que faria o homem?)


E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom; e foi a tarde e a manhã, o dia sexto.
Gênesis 1:31

Milhares de anos depois, Jesus confirma toda a história de Gênesis: 


Ele, porém, respondendo, disse-lhes: Não tendes lido que aquele que os fez no princípio macho e fêmea os fez,

^
E mesmo com essa confirmação acima, ainda tem "cristãos" dizendo que o cristianismo é compatível com histórias evolucionistas.

A morte

Segundo a Teoria da Evolução o homem é produto de um sistema que se utilizou muito da extinção de criaturas, ou seja, a morte conduziu a evolução até finalizar no homem (no caso da Evolução humana). 

O suposto uso da morte por Deus como mecanismo de criação do homem entra em choque com a Bíblia, pois  além de mostrar que o homem foi criado pronto,  Gênesis relata que a morte surgiu como sinal da separação do homem com Deus, através do pecado (Genesis 2:17, Romanos 5;12).

O homem é a criação especial de Deus, está no topo da criação, seres humanos não eram imortais, mas tinham imortalidade através da árvore da vida. Ora, aceitar que a morte já existia com as supostas criaturas "pré-humanas" irracionais , é contradizer a entrada da morte como sinal de separação pelo pecado.


Vegetarianismo

Em Gênesis 1:29-30, temos a informação que todos os animais eram originalmente vegetarianos, mais um choque com a teoria da evolução.

Deus inclusive revela ao Profeta Isaías que no governo do Messias, o mundo será novamente vegetariano, conforme o seu plano original (fazer alterações no metabolismo não é empecilho para o Criador):

E morará o lobo com o cordeiro, e o leopardo com o cabrito se deitará, e o bezerro, e o filho de leão e o animal cevado andarão juntos, e um menino pequeno os guiará.
A vaca e a ursa pastarão juntas, seus filhos se deitarão juntos, e o leão comerá palha como o boi.

Isaías 11:6-7


E os caninos dos animais, inclusive os nossos, não serviam para rasgar carnes para se alimentarem?

Crédito imagens utilizadas: Média Wiki

O Gorila tem caninos gigantescos, mas não se observa eles trucidando a carne de outro animal para se alimentar, são basicamente vegetarianos, no máximo se alimentam de alguns minúsculos insetos, como formigas, que não é tão mais trabalhoso que morder uma fruta.


"Não precisamos de Criador!"


 Dentro dessa teoria "cientifica", o surgimento do homem foi um acidente, um acaso. Essa teoria "demite" o Criador! Não é à toa, que muitos ateus se apegam a essa filosofia para rejeitar Deus.



IMPRIMIR ARTIGO

Print Friendly and PDF